estresse no trabalho
O artigo visa apresentar um estudo relacionado ao estresse no trabalho, com ênfase principalmente ao ambiente do Call Center, identificando as fontes estressoras e dando um aprofundando na chamada Síndrome de Bournout. Dentro deste contexto foram abordados diversos problemas relacionados ao estresse no trabalho e citando a preocupação por especialistas de doenças ocupacionais com o intuito de esclarecer à gestão dos funcionários destas organizações que esse quadro de estresse pode ser minimizado com a realização de algumas ações implantadas pelas mesmas. O objetivo principal ao apontar esses problemas é de que o estresse no trabalho impacta profundamente na vida do indivíduo e o que deveria ser prazeroso torna-se frustrante.
Palavras-chave: Estresse no trabalho; Doenças do trabalho; Síndrome Bournout; Ambiente de Call Center.
1 INTRODUÇÃO
Antigamente a concepção de trabalho era visto somente para sobrevivência, hoje em dia é visto como foco de realização e transformação. Diante desse conceito a relação do individuo com o trabalho passa a ser de dependência, podendo tornar-se dolorosa e desumana.
O desenvolvimento acelerado na indústria de telecomunicações em âmbito internacional está relacionado com a pós-industrialização e reflete o predomínio econômico do ramo de serviços que sustenta a economia de produção de massa. Este autor afirma ainda, que essa acelerada expansão está associada as:
[...] crescentes necessidades de diversas empresas e organizações em gerenciar seu ciclo de negócios através da informação e comunicação; a tecnologia está disponível como uma mercadoria e está sujeita a um processo de inovação constante impulsionada pelo caráter global; e desemprego estrutural no setor de jovens e entre egressos universitários, apresentam-se como a melhor e mais próxima oportunidade de conseguir um emprego porque esta força de trabalho tem as características de flexibilidade contratual e aptidão para as