ESTRESSE NO TRABALHO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Modelos de gestão e relações interpessoais; Introdução a tecnologia em segurança do trabalho; Ergonomia industrial; Metodologia científica.
Prof. Elisete Zanpronio; Alfredo Ribeiro; Fábio Henrique Ribeiro; Rodrigo Trigueiro.
Campina Grande
2014
INTRODUÇAO
Na sociedade contemporânea cada vez mais se nota o sofrimento psíquico dos trabalhadores. Este fato parece estar relacionado à carga exagerada de trabalho mental e de serviços solicitados aos profissionais nas diversas áreas. Neste mesmo sentido, o mundo da informática dar a entender uma necessidade de produzir rapidamente conduzindo o homem a competir com a máquina em algumas situações e desta forma interferindo na saúde do trabalhador. Neste sentido, o presente trabalho tem como tema “Estresse no trabalho e relações interpessoais” e para sua realização analisou-se a situação descrita na matéria “Estresse no trabalho: quando a pressão ultrapassa o cansaço”, como também, baseou-se em algumas questões propostas tendo o objetivo de aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, que será descrita por meio da caracterização de uma empresa, objeto de estudo, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática conforme orientação dos professores.
Para fundamentar este estudo foi de fundamental importância a realização de uma revisão bibliográfica utilizando-se as ferramentas de busca de artigos científicos disponíveis na internet.
No decorrer deste trabalho constata-se que é comum ouvir as pessoas dizendo que está estressada, geralmente a grande maioria ficam desnorteadas com a variedade de alterações físicas, pensamentos e emoções que acontecem com elas.
O estresse surge como conseqüência de esforços adaptativos da pessoa a sua situação existencial e as