ESTRESSE NO AMBIENTE PROFISSIONAL
resumo
O estresse, geralmente, surge como um prejuízo direto de persistentes esforços adaptativos da pessoa na situação atual. Estresse, ansiedade e esgotamento são termos de uso corrente entre as pessoas na vida profissional. A expansiva mudança em todos os segmentos da sociedade passou a exigir do ser humano uma grande capacidade de adaptação mental, física e comportamental.
A sociedade encontra-se cada vez mais competitiva, complexa e globalizada, cujas mudanças ocorrem constantemente e em espaço de tempo cada vez menor. O mundo corporativo está em constante processo de transformações e, por conseguinte, passa por várias mudanças significativas.
Dentro dessa realidade estimulada pela globalização, a competitividade no mercado de trabalho, a sobrecarga de atividades, a preocupação com desemprego, dentre outros fatores, forçam os profissionais a se adaptarem mais rapidamente a um ambiente de exacerbada pressão, em fortalecimento da empregabilidade e garantia de permanência no turbulento mundo corporativo (BISPO, 2008).
Este trabalho se construiu a partir de revisão bibliográfica e pesquisa de campo feita com uma população de 20 jovens, sendo 11 mulheres e 9 homens, entre 19 e 27 anos, funcionários da Central de Atendimento ao Aluno de uma Universidade, tendo como objetivo avaliar os níveis de estresse destes funcionários cujo lidam com atendimento de pessoas.
palavras-chave
Palavras-chave: Estresse; Estresse Ocupacional; Ambiente Profissional; Psicologia.
1. INTRODUÇÃO:
O estresse pode ser considerado um obstáculo, uma vez que poderá interceptar e desviar o fluxo de energia, gerando assim, uma ruptura no equilíbrio pessoal. A vida acelerada dos dias atuais, principalmente nos grandes centros urbanos, contribui com um grande número de fatores capazes de interferirem nesse equilíbrio, que é considerado de fundamental importância para a saúde das pessoas.
Com o desenvolvimento histórico passou a ser