Estração de minerios
Não diferente dos outros países, para o Brasil o comércio internacional representou uma das principais oportunidades de crescer economicamente como apresenta Fraga (2011), e cada vez mais os processos ligados ao comércio levaram o país a um novo estágio econômico, estágio esse que transformou um país emergente em uma potência econômica.
Com isso, é fácil enxergar que o comércio trouxe diversas melhorias econômicas, e que os processos de importação e exportação transformaram o comércio e ampliaram a oferta no mercado mundial.
No século XV, no início das grandes navegações, o homem constatou que o relacionamento entre países poderia ser agradavelmente vantajoso. Percebeu-se que a possibilidade de realizar trocas de conhecimentos e mercadorias, traria o impulso necessário para os avanços e melhorias da humanidade. O comércio internacional teve mudanças consideráveis com o passar dos anos, mas seus objetivos, a troca de bens e serviços, nem tanto. Estabeleceu-se, entre os países, uma ligação e também uma dependência econômica e política, transformando o comércio em um fator importante para o desenvolvimento econômico, segundo Stiglitz (2002).
Não diferente dos outros países, para o Brasil o comércio internacional representou uma das principais oportunidades de crescer economicamente como apresenta Fraga (2011), e cada vez mais os processos