Estratégias
KASSIO MENDES
RESENHA CRÍTICA SOBRE
O QUE É ESTRATÉGIA
EDUARDO SILVEIRA
KASSIO MENDES
RESENHA CRÍTICA SOBRE
O QUE É ESTRATÉGIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fonte: Harvard Business Review (Tradução publicada no IMPUTS - Suplemento do Clube dos Executivos de Marketing). São Paulo, nov-dez 96.
INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR
Michael Eugene Porter (Ann Arbor, Michigan, 1947) é um professor da Harvard Business School, com interesse nas áreas de Administração e Economia. É autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade,
RESUMO
Estratégia pode ser definida como um conjunto de ações, objetivos definidos para se chegar a um determinado resultado. Uma série de mudanças competitivas para se reforçar a posição competitiva no mercado.
As empresas estão tendo a percepção de que é necessário ter flexibilidade, fazer modificações, comparando o desempenho de seus concorrentes para continuar forte no mercado, mas em muitos casos pode ser facilmente capturado pelos concorrentes, deixando assim uma vantagem provisória, por não ter uma estratégia previamente planejada e armada com intuito de ter uma posição duradoura.
A estratégia e a eficácia operacional são essenciais para o desempenho das empresas, que é, afinal de contas, a sua meta principal, mas elas operam de maneiras muito diferentes. Uma empresa só consegue superar seus concorrentes se puder estabelecer uma diferença que possa manter um valor maior aos consumidores ou criar valor comparável a custo mais baixo, ou ambos. Todas as diferenças entre as empresas em custo ou preço derivam das várias atividades necessárias para criar, produzir, vender e distribuir seus produtos ou serviços, atividades como atendimento aos consumidores, montagem final dos produtos e treinamento dos funcionários.
Ou seja, uma empresa só se mantem se conseguir superar seus concorrentes ou criar valores ao consumidor. Não adianta