Estratégias e técnicas para desenvolver a leitura em crianças
É inegável a importância da leitura para a construção de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres e para tanto, é dever da escola e da família procurar mecanismos para incentivar a criança quanto a essa importância, onde a mesma tenha como ponto de partida o sentido do mundo e dos objetos que a cerca, porque ela aprende pensando, estabelecendo relações sobre características da linguagem presentes ao seu redor.
Portanto, a leitura favorece a remoção de barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades justas de educação, possibilitando assim, a realização da situação pessoal da criança. Entretanto, tem-se observado no âmbito escolar, que é elevado o índice de desinteresse dos alunos pela leitura, o que tem despertado a atenção dos profissionais da educação pela elaboração de estratégias e técnicas educacionais para conter esse quadro negativo e despertar o gosto das crianças pela leitura.
As críticas reincidentes a respeito da dificuldade de construir o hábito de leitura nas crianças, demanda a refletirmos sobre: quais são os mecanismos usados para sanar esse problema? De que forma a escola e a família tem contribuído para despertar o gosto pela leitura nas crianças? A leitura sem prazer, sem envolvimento, forma competências para uma real aprendizagem?
Assim sendo, esta pesquisa bibliográfica é de suma importância, visto seu caráter e sua natureza, objetivando pois, abordar a importância de se estimular a leitura desde a infância e assim, formar no futuro alunos conscientes e críticos, onde os mesmos façam do ato de ler uma condição essencial para viver a sua cidadania.
Através das questões suscitadas e das possíveis alternativas encontradas ao decorrer do estudo, poderá adotar-se novos meios que ajudarão aos pais e, principalmente educadores, a melhor trabalhar a questão da leitura e assim, despertar o verdadeiro e prazeroso gosto pela leitura precocemente, abrindo visões no leitor, contribuindo assim, para uma