ESTRATÉGIAS E DECISÕES FINANCEIRAS
ESTRATÉGIAS E DECISÕES FINANCEIRAS
Caruaru/PE
2014
1.Estratégias e Decisões Financeiras
Diante das tendências competitivas, uma maior preocupação surgiu quanto ao desempenho das empresas na criação de valor para seus acionistas. Para conseguirem se manter no mercados, as empresas tendem a ser mais competitivas adapatando-se ao novo quadro, garantindo seu espaço no ambiente globalizado. Assim de maneira a se manter no mercado, criaram-se as estratégias financeiras permitindo que elas continuem atuando de forma competitiva e maior agragação de valor aos seus proprietários.
Veja o que dispõe Letícia e Lúcia: 1
As estratégias financeiras são conhecidas como operacionais, de financiamento e de investimento. As principais estratégias financeiras observadas na pesquisa indicam que as empresas buscam diminuir os custos, por meio do crescimento da empresa em novos financiamentos, tendo como fonte os empréstimos bancários, visto que necessitam de capital de giro. As empresas pesquisadas utilizam o índice de lucratividade para análise de um projeto e adotam a liquidez como indicador econômico-financeiro. Além disso, estão investindo em marketing.
As estratégias financeiras podem ser vistas ainda como formas de reduzirem as despesas. Nesse sentido: 2"Além da identificação de fontes de receitas, as estratégias financeiras devem passar também pelas despesas. A estratégia financeira de despesas visa gastar menos, continuando a fazer o mesmo trabalho e até procurar aumentar o trabalho que faz".
Vejamos algumas dicas:
1) A redução dos serviços quando se constata que o impacto desse serviço não justifica o dinheiro que gasta; é uma análise do conceito custo x benefício. Se o serviço ou o produto não estiver produzindo o que se almeja, então é melhor parar de produzi-lo ou para de oferecê-lo.
2) A contratação externa de serviço, às vezes, é mais rentável do que empregar alguém da própria