Estratégias Sustentáveis
Estratégias organizacionais sustentáveis agregam valor econômico e financeiro para a organização, sem esquecer os impactos sociais, ambientais e culturais da sua execução.
A metodologia do Balanced Scorecard (BSC), defendida por Kaplan e Norton, estabelece que para que a empresa atinja a sua Visão, deverá equilibrar suas estratégias dentro de quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos e Aprendizagem e Crescimento. O equilíbrio deve existir não em quantidade de estratégias em cada perspectiva, mas sim, na relação de causa e efeito entre elas. Ou seja, para que a empresa alcance o resultado financeiro esperado, deverá entender as necessidades dos seus clientes e estabelecer estratégias para atendê-las com produtos e serviços adequados. E para oferecer esses produtos e serviços, ela deverá estabelecer objetivos que visem à melhoria ou inovação dos seus processos.
Por fim, a empresa deverá dedicar atenção ao aprendizado e definir estratégias para desenvolver competências e conhecimentos, tanto dos colaboradores quanto da organização, para que esses processos sejam executados e ela consiga entregar produtos que atendam às necessidades do mercado, gerando o resultado financeiro almejado para seus acionistas e, conseqüentemente, atinja sua visão.
No BSC, o conceito de sustentabilidade já está presente na preservação da relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos dentro das quatro