Estratégias para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica
1.1 DEFINIÇÃO DO TEMA Estratégias para prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM).
1. 2 PROBLEMA
Quais estratégias de prevenção podem ser utilizadas para prevenir a instalação de PAVM?
1. 3 HIPÓTESE Os profissionais das unidades que cuidam de pacientes em uso de ventilação mecânica, não conhecem ou ignoram medidas simples de prevenção de infecções relacionadas a assistência à saúde.
1.4 OBJETIVO GERAL
Analisar o uso de medidas que visem diminuir o número de casos de PAVM.
1.5 OBJETIVO ESPECÍFICO Definir medidas de prevenção de PAVM que visem diminuir a chegada de patógenos ao trato respiratório inferior, impedindo que o início da infecção se instale provocando a infecção.
1. 6 JUSTIFICATIVA Analisando estudos bibliográficos, observa-se que a PAVM permanece como importante causa de morbimortalidade apesar dos atuais avanços da medicina em terapia antimicrobiana.
3. METODOLOGIA
De acordo com autor (a) Pontes L., no ano de 2005,o TMO inicialmente utilizado como última medida terapêutica, hoje é considerada uma forma de terapia bem sucedida para determinadas doenças habitualmente fatais, como a leucemia. O TMO é um processo complexo, longo e agressivo, portanto, não está isento de complicações que, por vezes, deixam lesões ou têm conseqüências fatais. Os pacientes vivenciam experiências muito dolorosas, tanto de ordem física quanto psicológica.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e análise descritiva de dados quantitativos.
A busca será realizada por meio de bases virtuais: BIREME e fontes secundárias, e por meios físicos: revisão bibliográfica.
Unitermos utilizados: transplante de medula óssea, enfermagem e doação, cuidados de enfermagem, fila de espera, dados estatísticos/medula óssea, fisiologia/medula óssea, anatomia/medula óssea.
O período de levantamento dos dados para análise será entre 2001 a 2006.
4. REVISÃO LITERÁRIA
4.1 ANATOMIA Medula óssea é um tecido líquido também