Estratégias de Marketing
1. CONCEITO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING
A forma de atuação da empresa (ou seja, as ações pelas quais busca resultados) constitui sua estratégia. A estratégia de marketing utiliza os componentes do marketing mix para alcançar resultados e, em última instância, os objetivos organizacionais.
De modo geral, pode-se dizer que estratégia é a definição dos objetivos a serem alcançados e dos meios empregados para alcançá-los. A tática é a técnica de conduzir os recursos disponíveis para a consecução dos objetivos estratégicos.
Como os dois termos têm origem militar, vamos raciocinar em cima de uma situação de guerra. O exército A está utilizando uma trilha para transportar munição e suprimentos até a linha de frente.
Os estrategistas do exército B decidem que é necessário bloquear essa trilha. Como não podem deslocar uma tropa numerosa para lá, destacam então três aviões-bombardeiros para destruir as pontes que existem sobre os diversos rios que cruzam a trilha. Essa é uma decisão estratégica.
Qual a hora mais indicada para atacar, como evitar a barragem antiaérea, quais aviões atacarão, quais pontes serão destruídas e outros detalhes da execução do bombardeio são decisões táticas.
Um exemplo de manobra tática com objetivos estratégico é ceder um peão, no jogo de xadrez, para conquistar uma peça mais importante do adversário.
2. ANÁLISE DO “PAR PRODUTO-MERCADO”
Uma abordagem muito utilizada na seleção da estratégia de marketing mais adequada baseia-se na análise do “par produto-mercado”.
A expressão “par produto-mercado” associa determinado bem ou serviço (produto) com os consumidores potencialmente interessados nele (mercado).
De forma geral, podemos resumir as ações que visam ao ajustamento do “par produto-mercado” nas seguintes alternativas estratégicas:
a. Penetração no mercado (Produtos atuais/Mercado atual)
A organização busca aumentar a participação de seus produtos atuais no mercado atual, isto