Estratégias de comunicação interativa: competências básicas de comunicação
407 palavras
2 páginas
Estratégias de comunicação interativa: competências de comunicação em Língua Portuguesa (Ed. UFPR, 2010) é uma pesquisa que integra diferentes visões em um tratamento transdisciplinar, procurando passar uma visão mais panorâmica da comunicação: analisa os principais conceitos e teorias de comunicação, propondo uma concepção teórica preliminar. Apresenta as competências fundamentais da comunicação: leitura, análise, síntese, compreensão e interpretação de textos, gêneros textuais, tipos de discurso, elaboração de textos, argumentação e retórica, oralidade, diálogo, conflito, negociação, mediação, criatividade, inovação e outras, e vai além. Pode ser útil nos cursos de Letras, Comunicação, Administração, Contabilidade, Comunicação Institucional, Psicologia, Filosofia, Geografia e outros, como livro-texto ou complementar de Leitura e produção textual, Língua portuguesa I, Língua portuguesa instrumental, Fundamentos da comunicação e outras. E pode contribuir com o aprimoramento de professores do ensino fundamental e médio, candidatos a concursos e pessoas preocupadas com o desenvolvimento de competências da comunicação intersubjetiva.
A propósito da obra, o prof. dr. João Wanderley Geraldi escreveu no Prefácio: Estratégias de comunicação interativa é obra de cunho didático, o que não significa que o autor tenha reduzido suas indicações e tratamentos. Há um enfoque transdisciplinar e um ângulo da comunicação tomado como fio condutor das discussões: a comunicação interativa. É um bom livro, útil e agradável de manusear, com indicações de aprofundamento para aqueles que o desejarem.
Cada parte e capítulos da obra se iniciam com uma sinopse do que irá tratar. Depois da exposição, segue-se bibliografia e perguntas com as quais o leitor se defronta para verificar sua própria compreensão do que acaba de ler. Os capítulos estão entremeados de exercícios, de propostas práticas que permitem uma aplicação imediata do que está sendo estudado. A novidade de seu