Estratégia
Estratégia competitiva é, em essência, o desenvolvimento de uma fórmula ampla para o modo como uma empresa competirá, quais deveriam as suas metas e quais as políticas para levar-se a cabo essas metas.
2) Em que contexto a estratégia competitiva é formulada, ou seja, quais são os quatro pontos que determinam os limites da formulação de uma estratégia de sucesso?
Os pontos fortes e os pontos fracos da companhia são o seu perfil de ativos e as qualificações em relação à concorrência, incluindo recursos financeiros, postura tecnológica, identificando de marca, e assim por diante. Os valores pessoais de uma organização são as motivações e as necessidades dos seus principais executivos e de outras pessoas responsáveis pela implementação da estratégia escolhida. Os pontos fortes e os pontos fracos combinados com os valores determinam os limites internos (à companhia) da estratégia competitiva que uma companhia pode adotar com pleno êxito. Os limites externos são determinados pela indústria e por seu meio ambiente mais amplo. As ameaças e as oportunidades da indústria definem o meio competitivo, com seus riscos conseqüentes e recompensas potenciais. As expectativas da sociedade refletem o impacto, sobre a companhia, de fatores como a política governamental, os interesses sociais, e muitos outros. Esses quatro dados devem ser considerados antes de uma empresa desenvolver um conjunto realista e exeqüível de metas e políticas.
3) O que é o modelo das cinco forças de Poter ? Explique a partir de cada uma das forças, a relação que o modelo possui com rentabilidade da indústria?
O modelo das cinco forças é o conjunto que determina o potencial de lucro final na indústria, que é medido em termos de retorno a longo prazo sobre o capital investido. Ameaça de entrada:A ameaça de entrada em uma industria depende das barreiras de entrada existentes,em conjunto côa a reação que o novo concorrente pode