Estratégia
È um enfoque diferente que consiste em procurara vantagens competitivas, na base de uma diferenciação que torne seus produtos atraentes, com relativa independência de preço. As vantagens são claras porque essa estratégia permite escapar do jogo competitivo dos preços e, portanto, dos custos, já que a empresa está em condições de passar para os clientes o aumento decorrente das qualidades acrescidas ao produto. O prestígio da marca criado pela diferenciação atua, além disso, como uma poderosa barreira de entrada contra os ataques da concorrência. Contudo ela traz uma série de riscos: em muitos casos, a diferenciação implicará necessariamente em conformar-se com uma reduzida participação na industria, o que levará a empresa a arcar com custos relativamente altos.
Concentração
Um terceiro enfoque é a concentração em um segmento especifico do mercado, com o objetivo de alcançar uma vantagem competitiva que as demais empresas, dispensas ao longo e ao largo de todo a industria, não podem igualar. A concentração pode realizar-se de muitas maneiras:especializando-se em uma parte concreta da linha de produtos ou então numa zona geográfica.De um modo geral , essa estratégia consiste em redefinir o mercado em termos muito reduzidos para converter-se no,líder desse segmento.
A escolha da estratégia adequada
Se aplicada de maneira coerente, qualquer uma dessas estratégias gerais é valida, desde que a empresa esteja em condições de enfrentar as exigências respectivas. Não teria muito sentido para uma empresa pequena, com acesso limitado a aumentos de capital, pretender competir com empresas maiores,baseando-se numa liderança generalizada de custos. Por outro lado uma empresa com muitas unidades de produção talvez não possa oferecer um serviço personalizado a pequenos clientes, pois sua estrutura de custos não adaptada para esse tipo de serviços.
Estratégias intermediárias
È a estratégia pelo qual uma empresa não segue claramente nenhuma