Estratégia Organizacional
Corumbá/MS
ASSUNTO 1 – GRUPOS
Toda organização é um grupo. Toda pessoa, em uma organização, faz parte de algum grupo formal ou informal. O desempenho de uma pessoa depende não apenas de sua competência, motivação e da forma como o trabalho está organizado, mas também dos processos sociais que ocorrem nos grupos de que participa. Como o desempenho das organizações depende das pessoas, o papel dos grupos é determinante para a realização de objetivos.
1- TIPOS DE GRUPOS
Um grupo é um conjunto de pessoas que têm objetivos. Classificam-se em:
Grupos Formais também chamados equipes de trabalho, são aqueles criados pela administração para equipar qualquer unidade de trabalho. São representados através do organograma funcional.
Grupos Informais são aqueles que não têm chefes, mas é possível que tenham líderes (exemplo: grupos de interesses e grupos de amizades).
2- ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO
Desde sua formação até seu funcionamento, um grupo passa por estágios de desenvolvimento que compreende cinco estágios:
FORMAÇÃO é o estágio inicial do grupo, onde as pessoas ainda não se conhecem, estão curiosas em relação aos novos colegas, podendo surgir um certo desconforto. Ex.: o primeiro dia na escola, no trabalho, etc.
TEMPESTADE é a fase do conflito, onde as pessoas já se conhecem mais e percebem sua diferenças de opinião, valores e de atitudes.
NORMATIZAÇÃO é o estágio da criação de normas de convivência. Integrantes do grupo percebem que, para conviver produtivamente, é preciso ter regras.
DESEMPENHO é a condição de um grupo maduro, que superou as fases anteriores.
ENCERRAMENTO é a fase de encerramento de atividades por conta de projetos finalizados, formação de outros grupos que chegam às organizações e assim por diante.
3- DINÂMICA E DESEMPENHO DO GRUPO
A dinâmica de grupo é um sistema no qual as pessoas interagem para produzir resultados. Nesse sistema, as pessoas são os recursos, o processo é a forma como as