Estratégia organizacional
A gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Na gestão de pessoas o capital humano é valorizado, pois com essa valorização dos colaboradores conseqüentemente a organização é mais valorizada e aumenta cada vez mais o seu conhecimento.
O conceito de gestão de pessoas é necessário para que haja preocupação com os funcionários, pois são eles que irão garantir o total crescimento interno e externo da empresa. O funcionário satisfeito desempenha melhor a sua função e dificilmente ficará descontente e insatisfeito. Por isso, é importante que os trabalhadores trabalhem em prol da empresa.
Os Recursos Humanos “RH” da empresa é o principal responsável por garantir, que os funcionários possam exercer bem suas funções garantindo seus direitos e deveres, desde a contratação, treinamento e monitoramento. É necessário que a gestão de pessoas seja colocada em pratica com êxito, para que consiga criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, aonde não só a empresa se beneficia, mas também seus empregados. Esta estrutura organizacional representa a adequação de tarefas, poderes e responsabilidades. É delineada de acordo com os objetivos e estratégia da empresa, sendo também uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela entidade. Conforme Stoner e Freeman (1999, p.230): “é uma forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas”. A divisão do trabalho facilita a operacionalização das tarefas, uma vez que não sobrecarrega os colaboradores (funcionários) da organização e a coordenação representa a integração de todos os