Estratégia nas organizações
2.Conceitos e referenciais teóricos.
Planejamento estratégico consiste no desenvolvimento de uma estratégia para a organização. As estratégias devem estar subordinadas aos objetivos da organização.Naturalmente as estratégias só tem sentido enquanto são relevantes para que as organizações possam alcançar seus objetivos.
O processo por meio dos quais elas são formuladas e formadas, o conhecimento, a organização, a tecnologia, a colaboração, a globalização e os valores, são combinados para se ajustar a determinados contextos. Uma estratégia de negócios tem diversas características especificas, onde não resulta em qualquer ação imediata, ela estabelece as direções gerais nas quais a posição da empresa crescera e se desenvolvera.
No campo militar: estratégia esta relacionada à ‘’criação de um plano de guerra, preparação das campanhas individuais e dentro delas, decisões do comprometimento individual’’ (Von Clausewitz, 1976:177).
Na teoria dos jogos: estratégia é “um plano completo: um plano que especifica que escolha { o jogador } vai fazer em cada situação possível” (Von Newman e Morgenstern, 1944:79).
Em administração: “estratégia é um plano unificado, amplo e integrado criado para assegurar que os objetivos básicos da empresa sejam atingidos” ( Glueck, 1980).
Entre as definições de estratégia, podemos destacar quatro autores que a conceitua dentro dos padrões que são usados hoje em dia por muitas empresas e organizações.
Katz (1970) Estratégia refere-se a relação entre a empresa e o seu meio envolvente: relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico) que é um conjunto de objetivos e ações a tomar para atingir suas metas.
Os componentes dessa definição são as características da performance, afetação de recursos e definição do negócio. Nesse processo todas as empresas têm estratégias passadas ou presentes, mas só algumas têm planos explícitos para o futuro, onde a responsabilidade da decisão cabe a