Estratégia empresarial
A década de 80 é marcada pelo crescimento com a chegada do Fokker-27, substituindo os aviões bimotores. No ano de 1986 a empresa da um grande salto com a aquisição da companhia aérea Votec. Com esta medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões centro-oeste e norte do país. Na mesma década, a presença do comandante na porta da aeronave era indispensável, além do famoso tapete vermelho no acesso para a escada de embarque. A empresa ganhou mais visibilidade com a chegada dos Fokker-100, na década de 90.
Em 1996 marca o início das operações da TAM em todo território nacional. Ainda na década de 90 conseguiram adquirir a companhia Lapsa do governo paraguaio, criando assim a TAM Mercosur. Em 1998 chegaram os primeiros Airbus A330 e a companhia aérea realizou seu primeiro voo internacional na rota São Paulo-Miami.
Em 2004 foram criados os voos noturnos, com tarifas reduzidas, conhecidos como “corujões”. A TAM também investiu no conforto, lançando a poltrona da Nova Classe Executiva dos voos internacionais para a Europa(Paris) e EUA(Miami). A reclinação das poltronas passou de 145° para 180°.
No ano de 2007 inicia as novas rotas para Milão (Itália) e Córdoba (Argentina), passou a oferecer uma frequência direta entre Salvador e Paris, além dos vôos ligando Fortaleza e Salvador a Buenos Aires. Como parte de sua política para o segmento internacional, a TAM estabeleceu parcerias estratégicas por meio da assinatura de Memorandos de Entendimento com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, além da alemã