Estratégia Empresarial
Estratégia, em grego significa a arte e as competências do general ou aquilo que o general sabe e deve fazer para o bom desempenho de suas funções (comandar exércitos e conquistar o território inimigo).
Ainda não se sabe como o termo estratégia passou para a área da economia e da administração. O que sabemos é que o termo começou a ser usado na economia em meados do século XIX, e entra na área da administração no século XX. Na administração, o termo estratégia estava inteiramente relacionado ao aumento da competividade no mercado americano.
Estratégia Empresarial: conjunto de ações que defini em que atividade se encontra a empresa e que tipo de empresa ela é ou deseja ser.
Planejamento estratégico: definir um posicionamento estratégico que crie e fortaleça a vantagem competitiva e estabeleça ações estratégicas para tonar esse posicionamento realidade.
Durante 60 e 70 o planejamento empresarial desenvolveu sob forma de planos quinquenais que passaram a ser chamados de planos estratégicos. Tratava-se de simular o que a empresa seria nos próximos anos (técnica projetiva) que se pressupunha o crescimento da atividade economia e empresarial. Era sempre uma proposta e um anuncio do sucesso que o futuro reservava a empresa.
O planejamento estratégico recebeu muitas criticas e foi modificado a partir dos anos 70. Funcionava bem em ambientes estáveis, mas funcionava insatisfatoriamente quando o ambiente se tornava imprevisível. Acabou alterado com o objetivo de se tornar mais flexível, com revisões frequentes ao longo dos anos e sempre contingencializando os objetivos.
O administrador tem que olhar a empresa como um todo e considerar objetivos mais amplos na formulação da estratégia. Não podemos tomar como objetivo da empresa e como sua estratégia, o objetivo de uma área especifica. Isso não significa que, em dados momentos, o objetivo funcional de determinada área não acabe predominando sobre as demais.
Tradicionalmente, tinha-se