Estratégia Empresarial
O setor de bebidas no Brasil e regulamentado pela ANVISA que coordena, supervisiona e controla as atividades, informações, inspeção de qualidade, controle de riscos e estabelece normas e padrões. O objetivo é garantir as ações de vigilância sanitária, dos produtos, dos seus insumos, e suas embalagens, para reduzir os índices de contaminação. Essas ações são compartilhadas pelos estados e municípios.
O registro das Bebidas e Empresas fica por conta do Ministério da Agricultura que fiscaliza e faz vistorias nas instalações e equipamentos para conceder o aval de funcionamento, além de registrar as empresas e produtos o Ministério da Agricultura, faz um trabalho junto a ANVISA de fiscalizar o processo produtivo e a qualidade dos produtos que são colocados no mercado.
O setor e constituído pelo regime de oligopólio onde se concentra em quatro grandes empresas que influenciam diretamente nos preços e na economia do País.
Segundo ACPV a indústria de bebidas no Brasil tem grande participação no PIB nacional chegando a 7,5% de participação, só o segmento de cerveja contribui com 1,5% de participação.
A indústria de bebidas tem como característica a produção de bens homogêneos basicamente ao consumo interno. Como o processo de fabricação exige pouca capacitação tecnológica, a necessidade de investimento em pesquisa não são empecilhos para surgimento de novas empresas. Mas inovações e técnicas de comercialização são fatores importantes e determinantes para o sucesso no mercado.
O processo produtivo dessa indústria envolve a fabricação do produto básico, o engarrafamento e a distribuição além do fornecimento de matérias-primas e embalagens. Como o Brasil está em uma localização estratégica e possui grandes reservas de matéria-prima, passou a ser referência para grandes empresas.
Existem muitas barreiras para a entrada de novos competidores no âmbito nacional, por isso, para novas empresas que desejam entrar nesse mercado tão competitivo quando as grandes