Estratégia Empresarial - Domino`s Pizza
Aspecto Econômico
Situação Atual
Novos hábitos movimentam o mercado de fast food, e surgiram com o aumento do poder de compra dos brasileiros. Comer fora de casa é um deles. Famílias que antes não podiam freqüentar restaurantes ou que tinham que limitar a quantidade de vezes que iam, agora podem se dar ao luxo de não cozinhar ou lavar a louça aos domingos. Além disso, o número cada vez maior de mulheres no mercado de trabalho também contribui com esse cenário.
Tendência
Essa mudança na estrutura da classe média brasileira fez com que o mercado de Food Service quase dobrasse nos últimos seis anos, passando de um faturamento de R$ 96 bilhões em 2005 para a estimativa de R$ 198,1 bi em 2013. Nesse ritmo, o segmento no Brasil se desenvolve mais do que em alguns países ricos. Nos Estados Unidos - onde o Food Service é o maior do mundo - entre 2002 e 2008 houve uma queda de 0,95% no mercado.
Oportunidades
As ações que focam no produto são muito importantes, já que, segundo a pesquisa da GS&MD, essa é a principal razão que faz com que as pessoas escolham por determinado restaurante. Atrás da comida estão estabelecimento e preço. Focando no terceiro item dessa lista, a Domino’s baixou os preços para atrair a classe C. Até uns três meses atrás focavam no público AB. Agora estão se reposicionando para alcançar as classes mais baixas. A empresa afirma: “ Queremos democratizar a pizza”, segundo Isabel Araújo, gerente de marketing da rede.
A pesquisa mostrou também que 59% dos brasileiros pede comida em casa. Em São Paulo esse número chega a 83%. O delivery aparece muito forte no consumo brasileiro. As pessoas pedem comida por telefone pelo menos uma vez por semana, segundo a pesquisa da GS&MD. A pizza é responsável por 86% dos pedidos nesse segmento. Só na Domino’s os pedidos por telefone representam 85% das vendas. “O nosso negócio é o delivery. Tudo em nossas lojas é pensado e organizado para que nossos produtos sejam entregues no tempo e com