Estratégia do mix de marketing - prof. lafaiete
Marketing – Definições
Processo de troca envolvendo pessoas, bens e serviços, com o objetivo de alcançar a satisfação dos clientes ou consumidores.
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O Ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível.
Peter Drucker
Gestão Mercadológica ou Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Kotler 1998
Necessidades, Desejos e Demandas
Necessidades
É um estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas necessitam de ar, água, vestuário e abrigo para sobreviver. Pode ser fisiológica (alimentação, abrigo..) ou psicológica (status, segurança, diversão..)
Pirâmide das necessidades de MASLOW
Desejos
São carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Desejam um bem ou serviço. Desejam um automóvel. Desejam uma casa.
Ex: carro, moto, casa na praia
Demandas
São necessidades / desejos específicos, apoiados por uma possibilidade de pagar. Desejos se tornam demanda pelo poder de compra.
Importante: As empresas devem medir não apenas quantas pessoas desejam o produto, mas também quantas estão dispostas e aptas para adquiri-lo.
Marketing – Era da produção
O interesse da administração das empresas estava voltado principalmente para as atividades de produção, como produzir mais e mais barato. É a época da produção em massa de produtos extremamente padronizados.
Marketing – Era da distribuição
Na década de 30, o interesse da administração volta-se para a distribuição, há a necessidade de aprimorar os canais de distribuição para poder se escoar os produtos que então são produzidos em massa.
Marketing – Era do consumidor
Somente