Estratégia de Preços
Recife, 20 de Setembro de 2007
Objetivos Principais da Correta Formação de Preços de
Venda:
A formação de preços de vendas é uma questão fundamental para a sobrevivência e o crescimento auto-sustentado das empresas, independentemente de seus portes e de suas aéreas de atuação.
1) Pergunta-se: Classifique e faça uma análise de modo geral dos principais objetivos das políticas de preços para as empresas.
1. Proporcionar, preferencialmente, a longo prazo o maior lucro possível, pois a empresa deve buscar sua perpetuidade, utilizando políticas de curto prazo só em casos especiais.
2. Maximizar a lucratividade das operações, consider também o faturamento.
Uma empresa deve planejar melhor suas ações e ter controle sobre o estoque, conhecer e observar a concorrência, tomar cuidado com a sazonalidade, para não precisar cometer a prática suicidada de vender a preço de custo ou com prejuízo. 3. Maximizar a capacidade produtiva, aproveitar bem a linha de produção, evitar desperdícios operacionais. Encontrar soluções econômicas, e no caso de baixar preços, se preocupar com a qualidade e prazos de entrega.
4. Maximizar o capital de modo a perpetuar o negócio, e para isso é necessário mensurar e fixar preços de vendas de maneira correta.
Aspectos Econômicos e Financeiros:
Os custos são essencialmente medidas monetárias dos esforços que a empresa despende para atingir seus objetivos e o mínimo que deve cobrar pelos seus produtos e serviços.
2) Pergunta-se:
a) Conceitue os diferentes tipos de custos essenciais na formação de preço. Existem dois tipos de custos, o fixo e o variável, que são os principais responsáveis para a formação de preço.
Os custos fixos são aqueles que não tem variação, existem todos os meses, independente da demanda da empresa, do que vendeu ou produziu. Podem ser divididos em três níveis: Pessoal, Administrativo e Financeiro.
Os custos variáveis, ao contrário do fixo, dependem do nível de