ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA
Até o final do século XX, quando se discutia sobre desenvolvimento econômico o pensamento principal era nas grandes empresas e suas produções em larga escala que na época marcou o crescimento econômico do país e as pequenas e médias empresas ficavam quase nulas, pois sua produtividade não caracterizava um grande impacto no desenvolvimento econômico. Mas com o passar dos anos o mercado começou a se abrir e as empresas de grande porte já não eram as únicas responsáveis pela geração de empregos e o crescimento econômico. Muitas mudanças ocorreram e a competitividade do mercado ficou mais agressiva, com isso as necessidades de alterar as diretrizes do mercado apareceram. Apesar da necessidade de inovação nas empresas, para as pequenas e médias ainda é um grande desafio devido a vários fatores, como a diversificação de mercado das mesmas, onde algumas ainda utilizam processos artesanais enquanto outras já se aventuram em atividades de pesquisa e desenvolvimento, conhecidos popularmente como P&D, o tipo de relacionamento com agencias publicas e instituições de pesquisa que devido às particularidades do sistema de inovação do local onde essas empresas se estabelecem, pois a definição de pequenas e médias empresas ainda não foi padronizada e cada país se refere a elas de formas diferentes, dificultando o estabelecimento de conceitos padrões de estratégias a serem utilizadas, ou até mesmo a tentativa de utilizar inovações bem sucedidas em outros países.
OBJETIVO
Este trabalho visa debater como um estudo bem direcionado, mirando à inovação tecnológica, poderá auxiliar o segmento das pequenas e médias empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e avaliar como esse estudo afetará o crescimento econômico da região.
RELEVÂNCIA
Estudar a inovação tecnológica para as pequenas e médias empresas no Vale do Paraíba é extremamente relevante, visto que é uma das condições básicas para o desenvolvimento econômica da região.
METODOLOGIA
Será