Estratégia de Crescimento
Quando uma organização se inicia o seu tempo de aceitação no mercado varia de um a dois anos após sua abertura, daí pra frente a tendência da empresa se administrada corretamente é ir evoluindo aos poucos, porem, algumas vezes as organizações crescem até certo ponto e param, ficando estável no mercado e para não perderem para a concorrência é necessário que o administrador tenha uma visão sempre a frente deles, trabalhando em busca de inovações.
No Marketing existe uma ferramenta chamada estratégia de crescimento, que serve como auxilio para que os gerenciadores consigam expandir sua companhia com os recursos já existentes, de maneira eficaz, apenas inovando. Para que essa técnica flua, é necessário uma analise de planejamento continuo nas estratégias de crescimento da empresa.
A Estratégia de Marketing tem como objetivo aumentar a empresa em valor, participação no mercado ou vendas. Ela analisa a empresa e a avalia minuciosamente, busca encontrar o negocio e o produto a ser considerado para o futuro, ou seja, o qual ira gerar mais retorno e no que investir para crescer.
Segundo Kotler et all (1997, p.24) “Um recurso útil para identificar oportunidade de crescimento é a matriz de crescimento produto/mercado” que envolve:
Penetração no mercado: Buscar aumentar as vendas de determinado produto sem alterá-lo, por exemplo, diminuir o valor de venda da mercadoria e investir em divulgação da mesma. Desta forma procura aumentar o consumo dos clientes existentes e conquistar novos clientes.
Desenvolvimento no mercado: Procura identificar o publico alvo, expandi-lo e influenciá-los a comprar pela primeira vez e continuar comprando.
Desenvolvimento do produto: o critério envolvido é de inovação, lançamento de novos produtos ou novas linhas para seus atuais clientes
Diversificação: expandir o foco do mercado, trabalhar com uma maior variedade de produtos. Porem este processo pode fazer com a organização perca seu foco inicial e isso pode