Estratégia competitiva nas organizações
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir o que é comunicação empresarial diante a globalização e qual a sua importância como elemento estratégico utilizado nas organizações, bem como estabelecer as relações interpessoais nos setores executivos, administrativos e produtivos.
Palavras-Chave: comunicação empresarial, globalização, estratégia, relações empresa x colaboradores.
INTRODUÇÃO
A história da comunicação organizacional no Brasil teve seu início na década de 70, de maneira tímida e fragmentada. Existiam em pequena escala organizações multinacionais que publicavam jornais internos para empregados, chamados à época, por influência estrangeira, de house-organs. Não se podia contar ainda com contingente expressivo de profissionais de comunicação, pois o primeiro curso de jornalismo fora criado em 1947 pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero em São Paulo.
Aos poucos, aumentava o número de empresas que faziam divulgações para públicos internos e externos – jornais e revistas – ainda muito incipientes e sem qualidade editorial. Um grupo de empresários e comunicadores avaliou a oportunidade de novo mercado e criou uma associação, com o objetivo de coordenar as publicações empresariais e de treinar editores, uma vez que os produtos não apresentavam a qualidade editorial e gráfica.
Foi assim que, em 1967, surgiu a Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresas, que transformou, mais tarde, em Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A partir de 1987, essa entidade passou a editar uma série de livretos que tiveram por título “Panorama da Comunicação Empresarial”. Ainda não se empregava o conceito de “comunicação organizacional” e que os setores encarregados da comunicação nas empresas eram denominados de Comunicação Social.
As décadas de 80 e 90 foram marcadas pelo grande