Estratigrafia
- Estratigrafia
CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE
RESERVATÓRIOS EM AMBIENTES PARÁLICOS NO INTERVALO EOPERMIANO, REGIÃO DE SÃO GABRIEL - RS
Este trabalho tem por objetivo a caracterização de reservatórios similares em sistema parálicos através da análise estratigráfica de alta resolução e a determinação da sua textura que influenciam no fluxo dos fluidos dos reservatórios de São Gabriel, em RS. Para este desenvolvimento, foi feito a aquisição de dados estratigráficos através da descrição detalhadas de 2 furos de sondagem e a perfilagem de raios gamas nos 2 poços adjacentes. Depois, foi realizada a definição das fácies, associações de fácies e sistemas deposicionais envolvidos; uma correlação dos poços descritos a partir da definição das parasseqüências, tratos de sistema e seqüências deposicionais, resultando em um arcabouço estratigráfico de terceira ordem; e conseqüentemente, a identificação dos potenciais corpos reservatórios e análise através do método multiescalar de heterogeneidades; Por último, gerado um modelo tridimensional com o uso do software GOCAD com base nos conceitos da estratigrafia de seqüências, estabelecendo-se assim, uma análise integradora e completa com base nas propriedades dos reservatórios mapeados.
1. INTRODUÇÃO
A Estratigrafia de Sequencias é indispensável para um bom entendimento do arcabouço geológico e para o gerenciamento e utilização de fontes não renováveis, como o petróleo. Porém, no que diz respeito às técnicas de heterogeneidade, falta aprimoramento, especialmente no setor petrolífero.
A área escolhida para o estudo é a de são Gabriel, no Rio Grande do Sul, constituídas de rochas sedimentares, da Bacia do Paraná.
2. OBJETIVOS
O objetivo desse estudo é a caracterização de reservatórios semelhantes em sistema parálicos usando a análise estratigráfica de alta resolução, a determinação de heterogeneidade dos fluxo dos fluidos e o estabelecimento de um