Estratificação étnica e de gênero
1. Introdução.
Este roteiro visa, neste Seminário, à apresentação e debate do tema em questão:
Estratificação Étnica e Estratificação de Gênero: o que são, como se desenvolvem e se desencadeiam suas formações, seus efeitos e as alterações que têm ocorrido na sociedade moderna.
2. Objetivo.
O autor procura apresentar de forma clara e objetiva como as sociedades atuais são coordenadas por influências referentes às diferenças existentes entre as diversas classes e as etnias presentes nas mesmas; como o preconceito e a discriminação interferem nas formações das classes e nas interações sociais; a dificuldade em lidar com as diferenças, como elas são interpretadas e suas conseqüências geradas na sociedade ao longo da história da humanidade.
3. Desenvolvimento.
Estratificação Étnica. A desigualdade étnica está interligada com a estratificação de classes; existem inúmeras etnias diferentes presentes nas mesmas classes sociais. E um fator que determina a posição de uma etnia dentro das classes é, principalmente, o poder aquisitivo da mesma. Etnias cujo histórico são marcados por dificuldades tendem a compor classes mais baixas. O conflito entre etnias em uma mesma classe se dá em relação aos recursos, escassos para umas e excessivos para outras. As dificuldades de relação entre etnias apresentam como marcas registradas a cultura (línguas, crenças), tipos comportamentais, seu processo de organização e, não menos importante, os recursos aliados ao poder, prestígio e dinheiro das quais algumas etnias são providas. Entretanto, para compreender como este processo é gerado e desenvolvido, precisamos entender as especificações de raça e etnia.
Raça refere-se às características transmitidas pela herança genética as pessoas, suas diferenças biológicas. Suas constituições físicas e psicológicas compõem-se pelo DNA. Todavia, considerar que pessoas com características