Estratificação Social
CAPÍTULO
PÁGINA
1. Introdução
IV
2. Conceito
V
3. Tipos de Estratificação Social
VI
4. Classes Sociais e Caracterização
4.1 Classes Sociais, segundo Marxismo
4.2 Classes Sociais, segundo Weber
VII
VIII
IX
5. Mobilidade Social
XI
6. Estratificação brasileira
XII
7. O Direito e a Estratificação Social
8. Conclusão
9. Referências
XVI
XVII
XIX
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como intuito conceituar a Estratificação Social, desta forma, para maiores esclarecimentos serão explicados:
Conceito de Estratificação Social
Tipos de Estratificação Social
Classes Sociais e Caracterização
Mobilidade Social
Estratificação no Brasil
O Direito e a Estratificação Social
Vivemos em um mundo que está em constante movimento, é de extrema importância que a sociedade se adapte as modificações que a vida a empoe, desta forma, também será demonstrada as modificações ocorridas com a mobilidade social.
Para que este trabalho fosse possível foram necessárias pesquisas em sites e livros sobre sociologia, além da busca em artigos de revistas e jornais que versam sobre o tema, pode-se garantir que este trabalho possui grande relevância intelectual a todos que dele participaram e que dele iram usufruir.
Desejamos uma leitura agradável.
2. CONCEITO
Estratificação trata-se de um termo utilizado na geologia para indicar a estrutura das rochas que são compostas por diversas camadas ou estratos.
AGUIAR (2007) argumenta que a estratificação social é associada à desigualdade social. REGO afirma que a estratificação social e classe social são os termos mais encontrados na literatura sociológica sobre Diferenciação Social. Para a autora, estratificar significa “dispor hierarquicamente objetos agrupados em estratos ou camadas”. Sendo assim, a autora resume, portanto que Estratificação Social é um tipo particular de