ESTRATIFICACAO E MOBILIDADE SOCIAL 1
Conceitos chaves
Estratificação social
O termo estratificação social identifica um tipo de estrutura social que dispõe o indivíduo, com suas posições e seus papéis sociais, em diferentes camadas ou estratos da sociedade.
Todos os aspectos de uma sociedade, econômico, político, social e cultural estão interligados.
Principais tipos de estratificação social
Estratificação econômica: Baseia-se na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.
Estratificação política: Baseia-se na situação de mando na sociedade (grupos que tem poder e grupos que não tem).
Estratificação profissional: Baseia-se nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a de pedreiro.
É importante lembrar que os aspectos econômico, político, social e cultural de uma sociedade geralmente estão interligados e que, assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. Por exemplo, as pessoas que ocupam altas posições econômicas em geral também têm poder e desempenham funções valorizadas socialmente.
O aspecto econômico tem sido mais determinante que os outros na caracterização da sociedade.
Mobilidade social
É a mudança de posição social de uma pessoa num determinado sistema de estratificação social.
Os indivíduos numa sociedade capitalista, estratificada em classes sociais, podem não ocupar um mesmo status durante toda a vida.
É possível que alguns deles, que integram a camada de baixa renda, passem a integrar a de renda média ou de alta renda. Por outro lado, alguns indivíduos da camada de alta renda, por algum acontecimento, podem ver sua renda diminuída, passando a integrar a camada de renda média ou baixa renda.
Divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais
Castas sociais;
Estamentos ou estados;
Classe social.
Castas sociais
Existem sociedades em que, mesmo