Estratificacao de classes sociais em mocambique
O presente trabalho surge no âmbito da cadeira de psicologia comunitária, com o objectivo de abordar aspectos inerentes ao tema “Estratificacao em classes sociais em Moçambique”. O tema é bastante relevante para a sociedade global e especificamente a moçambicana porque o mundo e o país em especial são fortemente afectados por essa situação causando enúmeros conflitos sociais. Por isso, torna-se relevante explicar esse fenómeno com bases teóricas de Karl Marx. Como estudante é relevante estudar este fenómeno para poder explicar com maior precisão as causas do surgimento, as consequências e possíveis soluções para o indivíduo e a sociedade.
Uma vez que o nosso país não é exceção num conjunto de países que enfrentam essa situação, pretende-se com o trabalho, compreender e explicar a ocorrência desse fenomeno com o objectivo de consciencializar a sociedade e procurar demostrar possíveis soluções.
No mundo em que vivemos percebe-se que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam em coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros. Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes destacam-se os físicos e sociais. Com o trabalho, pretende-se focar maior atenção as desigualdades físicas e sociais. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não tem o que comer durante o dia. Por isso, nota-se que existe grupos sociais diferentes, ela assume feições distintas porque é constituída por um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre a estratificacao de classes sociais, entre elas a de Karl Marx, que desenvolveu uma teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender.
Classes