ESTRATEGICA ORGANIZACIONAL
O Desenvolvimento Organizacional é então claramente visível agora e também como consequência do equilíbrio existente entre três tipos de recursos - financeiros, tecnológicos e humanos -, ao fim e ao cabo responsáveis pela produtividade das empresas, organizações e sector económico de referência, e na razão directa de como têm sido geridos, ou melhor, previstos.
A FORMAÇÃO, integrada no projecto de desenvolvimento empresarial, enquanto DISPOSITIVO DE MUDANÇA, considerada como investimento de rentabilidade controlável, é agora e cada vez mais uma clara contribuição para a PRODUTIVIDADE ORGANIZACIONAL.
A FORMAÇÃO, aferida à CULTURA PROACTIVA DE MUDANÇA, sentida como fonte de actualização de comunicação e dos saberes, mobilizadora dos conhecimentos internos e externos da organização, é agora e cada vez mais uma clara ferramenta de gestão.
A FORMAÇÃO, relacionada com a Política de Pessoal, tal como com a Política de Inovação e Desenvolvimento, considerada como essencial para todos na mobilização de capacidades para as novas situações, é finalmente e cada vez mais o meio organizacional de referência para a aquisição e o desenvolvimento de competências.
Diagnosticar necessidades de formação implica a razoabilidade de concepção e utilização de modelos e metodologias integradas que simultaneamente e de forma clara permitam:
Conhecer os objectivos estratégicos organizacionais e pontos facilitadores e dificultadores da sua prossecução;
Conhecer as mudanças ou «crises» organizacionais, ocasionadas por alterações financeiras, tecnológicas ou de gestão;
Conhecer a relação cultural e formal entre os níveis de planeamento e decisão e os níveis de enquadramento organizacional dos meios humanos da empresa ou organização;
Conhecer as situações actuais ou de