Estrategias
1. Como se estabelecem estratégias competitivas para um produto ou serviço do tipo commodity? E para a diferenciação de um produto ou serviço específico?
R: As estratégias competitivas mais simples são as adotadas por fornecedores de produtos ou serviços padronizados ou indiferenciados, chamados de commodities. Algumas estratégias são: preços mais baixos, volume e escala, eficiência, produtividade, lucratividade baixa, pronta entrega atendimento personalizado, qualidade assegurada e assistência pós-venda.
Para diferenciar um produto ou serviço, algumas possibilidades são mencionadas a seguir:
adicionar-lhe novas facilidades, sofisticar-lhe, dar-lhe um charme especial; criar uma marca, ou usar marca conhecida que inspire confiança e respeito do usuário ou cliente; fornecer assistência técnica insuperável; associar o produto ou serviço a uma “causa nobre”, por exemplo, cultural, social, filantrópica, e muitos outros.
2- O que são estratégias de inovação? Como e quando utilizá-las? Cite exemplos.
R: São esforços e direcionamentos sistemáticos e consistentes para criar, continuamente, novas soluções, novas aplicações para os produtos existentes, novos produtos, novos clientes, novas formas de vender, de comprar os insumos, de distribuir os produtos ou serviços, de produzir, de formatar, enfim, tudo aquilo que, naquele mercado específico, seja entendido como uma novidade. No caso mais geral, algumas estratégias de inovação mais amplas também podem ser exploradas: montar negócios com dinheiro dos outros; criar novas formas de relacionamento com os clientes ou público-alvo; montar projetos de novos empreendimentos; entre outros.
Usá-la quando o mercado estiver necessitando e aberto a receber o produto. Identificar novas necessidades do público-alvo ou dos clientes.
3- Qual é a diferença entre as estratégias de diversificação horizontal, vertical e diagonal? Quando, como e por que se escolhe uma delas?
R: Estratégias de Diversificação Horizontal: é quando