Estrategias de pre-leitura
Diante dessa realidade o professor ainda continua de mãos atadas, principalmente, porque parte dos cursos de formação existente oferecem formação deficiente aos professores e estes não têm voz, na medida em que repetem o livro didático em suas aulas. E em muitos casos, pode-se observar que a finalidade única da produção textual é o treino de estruturas, em que o aluno escreve apenas para ser avaliado por um único leitor, o professor, que julgará se o seu texto é bom ou ruim, para atribuir-lhe uma nota.
Muito se discute a respeito do ensino de português hoje, diante dos desafios que o professor enfrenta em sala de aula. Percebem-se grandes mudanças nos meios de comunicação e na circulação das informações, principalmente devido ao acesso que nossos alunos têm às tecnologias digitais, como computadores pessoais, celulares, textos eletrônicos, entre outros, que refletem diretamente na sala de aula. A dúvida que persiste é de como tornar esses recursos aliados do professor em sala de aula.
Diante dessa realidade o professor ainda continua de mãos atadas, principalmente, porque parte dos cursos de formação existente oferecem formação deficiente aos professores e estes não têm voz, na medida em que repetem o livro didático em suas aulas. E em muitos casos, pode-se observar que a finalidade única da produção textual é o treino de estruturas, em que o aluno escreve apenas para ser avaliado por um único leitor, o professor, que julgará se o seu texto é bom ou ruim, para atribuir-lhe uma