Estrategias de diagnostico
É importante lembrar que estas perguntas apenas norteiam o estudo, não garantindo o resultado na avaliação, cabendo ao aluno, acompanhar as aulas, ler os textos e discutir as dúvidas em sala.
1.0 De que maneira o Positivismo e o Modelo Médico estão relacionados?O surgimento da Psicometria pode ser considerado um avanço nesse sentido?Por que?
2.0 Quais as maiores contribuições do Humanismo para a avaliação psicológica? Ainda podemos perceber tal influência? 3.0 O psicodiagnóstico compreende o sujeito a partir de alguns modelos, dentre eles o fenomenológico. Qual o diferencial dessa abordagem para as outras disponíveis?
4.0 Considerando a postura do psicólogo e a relevância da devolutiva, relacione as abordagens do psicodiagnóstico. 5.0 “Na prática de um psicólogo, a qualidade dos testes psicológicos não deve ser a única variável a ser considerada durante o planejamento e a execução de um processo avaliativo.” Quais variáveis devem ser consideradas nesse contexto?
6.0 Conceitue os princípios da Psicologia quanto ao trabalho e postura ética.
7.0 Cite ao menos três erros cometidos frequentemente por psicólogos na área da avaliação psicológica e escreva sobre a repercussão negativa de cada um deles
8.0 É necessário que o psicólogo tenha cuidado quanto a escrita dos relatórios e laudos, ficando atento a linguagem e os termos técnicos. De que maneira esse cuidado deve ser tomado? E por quê?
9.0 Considerando o contexto da entrevista clínica, relacione INVESTIGAÇÃO e AVALIAÇÃO, deixando claro a importância de ambos para o campo da psicologia.
10.0 Quais os critérios para a classificação das entrevistas?
11.0 Qual a diferença quanto a aplicação e pertinência entre as entrevistas formal, semi estruturada e livre?
12.0 Relacione TRIAGEM e ANAMNESE.
13.0 “A capacidade de reconhecer as defesas e o modo particular de estruturação do paciente é de especial interesse” Justifique a frase de Cunha