Estrategia Empresarial FGV 1
O que é estratégia? Estratégia, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados. A palavra vem do grego antigo stratègós e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense. MISSÃO: A razão da existência da empresa considerando seu mercado e seus valores
Por que existimos? Onde estamos?
VISÃO: O que a empresa quer ser, o seu projeto. Direcionamento ao longo do prazo.
Para onde queremos ir juntos?
VALORES: Atitudes que são necessárias pra melhor alcançar a visão. Uma declaração do que é esperado. Devem ser coerentes com os valores culturais.
Análise SWOT:
Aula 2 – Ambiente externo e as estratégias Genéricas?
Aula 1 – O que é estratégia?
Modelo de Porter:
Força Competitivas: Atratividade relativa de diferentes indústrias
Posicionamento competitivo: Posições defensáveis que permitem lidar com as forças competitivas Cadeia de Valor: Análise das fontes de vantagens competitivas:
Forças competitivas de Porter:
Rivalidade entre concorrentes: Crescimento do setor diferença entre produtos, identidade de marca, diversificação de concorrentes, barrairas à saída, capacidade excessiva e custos das trocas de fornecedores:
Novos Entrantes (Barreiras à entrada): Economia de escala, identidade da marca, custo de troca de fornecedores, exigências de capital, acesso à distribuição, vantagens de custo e retaliação esperada.
Poder fornecedores: Diferenciação dos insumos, custo de trocas, concentração de fornecedores, custo relativo das compras ou ameaça de integração futura.
Poder Compradores: Concentração de compradores, volume de compras, produtos substitutos, diferenças entre produtos, identidade da marca, impacto sobre qualidade de desempenho. Produtos Substitutos: Preços relativos, custo de troca , propensão do comprador em substituir.
Governo
Impostos, Leis, etc..
1.
Vantagem Competitiva:
Liderança em custo: Conjunto de ações a produzir