Estrasburgo
Estrasburgo tem sua origem em uma comuna (associação de burgueses independentes do estado). Está situada no leste da França, na margem esquerda do Rio Reno. É a capital da região da Alsácia e do departamento do Bas-Rhin (Baixo-Reno).
Sofreu grande influência alemã durante toda a história, e até os dias de hoje mantém muitas características alemãs, tanto no modo de vida, como na língua e na gastronomia.
A aglomeração urbana prolonga-se até a Alemanha, na cidade de Kehl, que é o espelho geográfico de Estrasburgo do lado oposto do Reno.
Situada a uma altitude média de 140 metros acima do nível do mar, a cidade caracteriza-se por um relevo relativamente plano. Assim, no centro da cidade, percebem-se apenas leves ondulações do terreno.
A localização da cidade no Vale do Reno, cercada pelos Vosges e pelas montanhas da Black Forest (Floresta Negra), faz com que ocorram poucas correntes de ar, tornando a atmosfera da cidade uma das mais poluídas da França.
O último ‘Senso’, realizado em 2006, mostrava a cidade com 638,670 habitantes.
O clima de Estrasburgo é classificado como Oceanico, com verões quentes e relativamente ensolarados e invernos frios e nublados. A precipitação é elevada a partir da metade da primavera, até o fim do verão mas pode-se dizer que é constante durante todo o ano, totalizando cerca de 631,4 milímetros anualmente. Em média, a neve cai 30 dias por ano.
II – Como Chegar
As opções de chegada não cidade não são muitas, mas podem ser consideradas simples. A principal seria o famoso TGV, o trem de alta velocidade que circula por quase toda a França e faz ligação entre muitas cidades e a um preço acessível. No caso de Estrasburgo, o trajeto mais comum seria o de partida em Paris, o qual leva 2 horas e 20 minutos, numa viagem sem paradas. O trajeto também é ofericido por trens normais, os quais fazem paradas no percurso e levam cerca de 6 horas e meia para completar a viagem. As passagens de trem variam entre R$ 75 e R$ 423,