ESTRANHAMENTO CULTURAL
CONCEITO
A cultura passa por transformações no seu quadro conceitual devido a sua relação com as comunidades digitais e com o indeterminismo do sujeito pós-moderno. A noção de cultura experimenta o estranhamento quando rompe com os modelos tradicionais de organização social e negociação.
Pensar hoje que a cultura implica atualizarmos este termo que em si, compreende diferentes e diversos significados. Propõe-se pensar no rompimento entre o tradicional e o moderno, o culto, o popular e o massivo. Há uma oposição entre o agir cultural e o agir contemporâneo que destitui o caráter até então conhecido e reconhecido do termo cultura.
TEXTO
A descoberta do continente americano representou para os europeus o contato com um mosaico de culturas próprias. Mais do que se encantaram com os estranhos nativos, as tripulações deram de frente com civilizações complexas. Muitas dessas sociedades conheciam a escrita, desenvolveram sistemas matemáticos, possuíam calendários de enorme precisão.
Em termos gerais, percebemos que o continente americano contava com uma ampla diversidade de culturas que se desenvolveram de forma própria. Contrariando o ideal eurocêntrico do Velho Mundo, as populações pré-colombianas estabeleceram relações sociais complexas, criaram suas próprias instituições políticas e inventaram os seus saberes. Mas, essa grande surpresa não foi apenas para os europeus, os pré-colombianos também sentiram esse estranhamento cultural.
RELAÇÃO
Quando se vai a algum lugar diferente, digamos assim, e você se depara com alguém que tem aquela cor de cabelo diferente, com varias tatuagens, ou alargadores, ou até mesmo a maneira de se vestir, alguns podem ver e achar estranho, este é o estranhamento cultural, algo que para alguns está fora de sua cultura, do modo tradicional. Porém, pode acontecer também de tais pessoas ver alguém com seu modo tradicional e achar diferente.
Em termos de tempo, acontece o mesmo, como aquele que