Estradas ferroviárias
PROF. CARLOS EDUARDO PLENSACADÊMICO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Rafael Eder Machado
FERROVIAS NO BRASIL
RESUMO
As ferrovias surgiram durante a Revolução Industrial, buscava-se naquele tempo um meio de locomoção que suportasse transportar por terra grande quantidade de produtos a longas distâncias, a criação da locomotiva foi vista como um grande avanço nos meio de transporte, tanto que ainda é muito utilizada por países desenvolvidos e emergentes, em muitos deles correspondendo a mais da metade dos transportes de cargas realizados. No cenário brasileiro, porém não foi assim que aconteceu, o setor ferroviário no Brasil desde o inicio recebeu poucos investimentos, havendo períodos de estagnação e em alguns lugares virando sucata. As causas aparentes estão ligadas ao maior investimento no setor rodoviário e as concessões realizadas para a iniciativa privada nos anos 90.
Palavras Chave: Ferrovias; Locomotiva; Investimentos; Concessões.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente existe uma série de meios para se locomover e de locomoção, os mais tradicionais são o rodoviário, o aéreo, o ferroviário e o marítimo. Cada tipo de locomoção é incumbido de algumas peculiaridades e características próprias, por esta razão seu uso depende de alguns fatores como a longevidade, os custos, o tempo, o tipo de bem a ser transportado entre outros.
Dentre os meios de locomoção citados será abordado no presente trabalho o meio de transporte ferroviário, baseando-se principalmente em parte da obra de Márcio Rogério Silveira: Transporte e Logística: as ferrovias no Brasil, com isto, pretende-se fazer um breve histórico desde a sua invenção até sua chegada ao Brasil e seu processo de desenvolvimento, mostrando características e questões sobre transporte.
O propósito do trabalho é mostrar como intenções políticas e práticas governamentais deram rumo ao transporte ferroviário ao longo do tempo no cenário brasileiro.
2 FERROVIAS NO BRASIL