Estoques
Neste sistema apontamos algumas considerações relevantes para sua gestão e a relevância deste controle. Nele ocorre armazenamento ou acumulação de materiais segundo Slack Chambers e Johnston.
O conceito teve origem em função de compras nas empresas que atendiam o fornecimento de clientes imediatos. (Ching 2001, apud Slack, Chambers, Harland et al, 1997, p. 423)
Para seu monitoramento são necessários alguns controles, para saber quando efetuar nova compra para repor o mesmo, este pode ser estabelecido através de padrões definidos por cada demanda de empresa específica
Embasado nestas informações Chopra e Meindl afirmam que “As previsões de demanda formam a base de todo planejamento da cadeia de suprimentos”. No caso que houve com a empresa nas obras de grande porte onde os pedidos seguem por período determinado de quantidade específica.
1.1
MANUSEIO E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS (no caso cargas)
O manuseio de materiais segundo Moura (1997) é em sua maior parte executado em um armazém. Desde o recebimento e manuseio interno, até sua expedição, deixa claro que é de suma importância o espaço interno e a organização de estocagem para que estes processos funcionem.
TRANSPORTES DE CARGA
Segundo Dias o transporte é um dos principais custos de uma empresa resumindo-se toda atividade comercial.
No caso de o sistema de transporte ser falho acaba interferindo na abertura de mercado da empresa, já se possuir eficiência e otimizar custos, auxilia na competitividade de comércio e mercado como um todo. (Ballou 2006)
Este transporte pode ser a partir de frota própria da empresa ou contratação de frete, que pode vir a ser de um modal somente ou de uma combinação de modais para otimizar custos, se for o caso de uma grande abrangência de empresa transportadora.
.