Estoque
A planilha de frente, é denominada Saldo Total, é a planilha que mostra o saldo dos itens no estoque, conforme a imagem a seguir:
Foi criada uma estrutura de itens por família. Para cada família de itens foram criados sublistas como: código, descrição, unidade de medida, quantidade, valor unitário e valor total. Todas definidas em linhas e colunas da planilha.
Famílias: estrutura utilizada para separar tipos de materiais e classificar sua codificação, com o propósito de organizar o estoque de forma prática.
Código: é importante definir o código de cada item, seja em planilha de excel, ou em outro sistema de controle. Dessa forma evita-se que alguns itens sejam lançados no estoque de forma repetida, sobrepondo itens idênticos, que apresentem cores diferentes, ou algo similar.
Descrição: Consiste na nomeclatura do item. Sugere-se, que nomeie extatamente como o fabricante.
Unidade de Medida: Como o nome já diz, é a definição em termos de volume.
Quantidade: É o saldo dos ítens disponível no estoque, que resulta do lançamento entre a entrada e a saída.
Entrada de materiais
A planilha entrada de materiais é utilizada para fazer o lançamento dos ítens no estoque. Pode-se inserir a data e o número do documento de entrada, exmplo: Nota Fiscal.
Os itens devem ser lançados com a unidade de medida (u>CX, UN, PT, KG, SC, BB, etc. de acordo com o controle, que a dministrador do estoque fizer na saída.
Saída de materiais
Na planilha de saída de materiais serão lançados os ítens vendidos, ou retirados do estoque para o consumo interno. Pode ser lançado o número de um documento, para futuras conferências, ou inventários.
Nesta planilha pode ser acrescentadas: fórmulas, linhas, colunas, curva ABC, etc. Tudo para adaptar melhor ao seu estoque.
Para ustilizá-la é necessário ter conhecimentos básicos em Excel e para editá-la exige-se, que o usuário tenha um conhecimento mais avançado, especialmente em funções do