Estocagem
Estocagem consiste em uma das atividades de fluxo de materiais em um armazém, um local físico utilizado para armazenagem dos produtos. É um setor muito importante dentro da empresa, o mesmo mantém os materiais necessários para o bom funcionamento da organização.
O estoque pode variar de acordo com o produto ou a demanda. Algumas empresas precisam de um volume maior de estoque enquanto outras utilizam um volume menor.
Segundo Ballou (1993, p. 204) “o controle de estoque é a parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver de 25 a 40% dos custos totais, representando uma porção substancial do capital da empresa”.
As empresas precisam saber quais produtos oferecerão, pois precisam ter consciência do tempo e da demanda relacionada a determinado produto. Existem produtos em que sua demanda varia bastante e de acordo com o tempo, e a todo instante vê-se produtos novos sendo lançados ao mercado. Por isso é necessário um controle do estoque, para que se obtenha lucro, ainda que os custos dessa atividade são altos.
É uma atividade bastante complicada controlar estoques, pois sua gestão tem que ter visão para que não haja perdas de vendas ou de materiais, e não imobilize seu capital de giro. É preciso um equilíbrio entre os materiais a serem adquiridos e os materiais já estocados.
É impossível que empresas de todos os portes trabalhem sem um mínimo de estoque. Esta atividade influencia em outras dentro da empresa, uma das mais influenciadas é a produção. Então é preciso cautela nas decisões no estoque, pois pode afetar diretamente a produção e ainda ocasionar problemas na entrega dos produtos finais.
Então, para organizar um setor de controle de estoque conforme Dias (2008, p. 25) é necessário:
a) determinar “o que” deve permanecer em estoque: número de itens;
b) determinar “quando” se devem reabastecer os estoques: periodicidade;
c) determinar “quanto” de estoque será necessário para um período predeterminado: quantidade de compra;
d)