ESTIMULO
Em geral, pode-se afirmar que um estímulo é aquilo que tem um impacto num sistema. No caso dos seres vivos, o estímulo é aquilo que provoca uma resposta ou uma reacção do organismo. A noção de estímulo está associada ao verbo estimular, que significa incitar a execução de algo ou avivar uma actividade, operação ou função. Por exemplo, um estímulo económico (aumento de salário) é algo que motiva ainda mais o trabalhador; um estímulo sonoro, por sua vez, pode ser o ponto de partida para uma competência.
Para a psicologia, um estímulo condicionado é o que provoca um reflexo por associação a um estímulo incondicionado. Este último, em contrapartida, é o que provoca um reflexo que não requer qualquer aprendizagem.
Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor: Definição:O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das actividades da vida diária, etc.
Características:- Heterogénea na etiologia e no perfil fenótipico; Prevalência desconhecida mas estimada em entre 1 e 3% das crianças com menos de 5 anos de idade; Atraso significativo que se situa 2 desvios padrão abaixo da média (dentro da mesma idade) – QI igual ou inferior a 70%.
O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das actividades da vida diária, etc. As suas características são diversas: heterogénea na etiologia e no perfil fenótipico; prevalência