Estimulação e desenvolvimento infantil.
II - Problema Como o educador da rede municipal de creches, estimula o desenvolvimento infantil das crianças de 0 a 03 anos de idade?
III - Hipótese O contexto do desenvolvimento infantil é formado não apenas pelos aspectos físicos, mas também nas interações que se estabelecem entre pessoas, na linguagem e nos conhecimentos próprios. Por isso a estimulação do desenvolvimento ocorre quando o educador tem o elo de cuidado e carinho com a criança, e através deste elo ocorrem, brincadeiras, ou seja, o lúdico é essencial nesta fase. As interações dos alunos com o professor ajudam aprimorar as potencialidade e habilidade das crianças, definido assim, o estágio de desenvolvimento.
IV - Objetivo Proporcionar uma visão de como estas crianças está desenvolvendo suas habilidades através da estimulação do professor da rede municipal de creches de Paracatu MG.
➢ Conhecer as principais dificuldades encontradas pelos professores ao estimular o desenvolvimento infantil das crianças de 0 a 03 anos de idade.
➢ Identificar os métodos, as técnicas, as atividades e os recursos utilizados pelos professores da educação infantil para estimularem as crianças a alcançarem um nível satisfatório de desenvolvimento.
V – Metodologia O tema estimulação e desenvolvimento infantil serão abordados durante a pesquisa em algumas creches municipais, com o objetivo de desencadear a reflexão e a ação colaborativa dos educadores no espaço da creche acerca das experiências infantis por elas orientadas, e o sentido que o pensar sobre essas experiências tem para o desenvolvimento infantil e para a reconstrução de sua ação educativa.
VI – Considerações finais Educar uma criança, evitando perturbações em seu comportamento, exige do educador, alem de amor e dedicação, o conhecimento das características infantis em cada fase do desenvolvimento, seus interesses,