estimulantes das gonadas
Os ovários são os órgãos femininos da reprodução, ou gônadas femininas. São estruturas pares com formato de amêndoas situados um de cada lado do útero. O hormônio produzido pelos ovários é o estrógeno, necessário para o desenvolvimento dos órgãos reprodutores e das características sexuais secundárias como o crescimento das mamas e dos pêlos pubianos, por exemplo. A progesterona exerce sua principal ação sobre a mucosa uterina para manter a gravidez. Também atua, junto com o estrógeno, favorecendo o crescimento e a elasticidade da vagina. Os ovários também produzem a relaxina, hormônio que atua sobre os ligamentos da pélvis e do colo do útero, provocando, assim, o relaxamento durante o parto para facilitá-lo.
Os testículos são as gônadas masculinas, possuem formato ovóide e estão contidos na bolsa escrotal. Os hormônios produzidos pelos testículos são denominados andrógenos. O mais importante deles é a testosterona, que estimula o desenvolvimento das características sexuais secundárias, influi no crescimento da próstata e vesículas seminais, e estimula as secreções destas estruturas. Os testículos também produzem os gametas (espermatozóides) masculinos.
São chamados de hormônios sexuais, os hormônios produzidos pelas gônadas controlam o ciclo reprodutivo e o comportamento sexual, sendo que os testículos produzem a testosterona, enquanto que os ovários produzem estrógeno e a progesterona.
Os ovários além da função gametogênica, representada pelo desenvolvimento folicular e liberação do ovulo, o ovário tem função de secretar substancias, entre as quais se destacam os hormônios esteróides sexuais : estrogênios, progestágenos e androgênios .
Os testículos são responsáveis pela espermatogênese e síntese de hormônios sexuais. Estes processos asseguram a fertilidade e o desenvolvimento e manutenção das características sexuais. A função testicular é regulada pelo sistema nervoso central através principalmente das alças de retrocontrole com o