Estilos de épocas literárias
Quinhentismo
Quinhentismo é como chamam genericamente todas as manifestações literárias que ocorreram no Brasil durante o século XVI, isto é, entre 1500 e 1601. É uma literatura no Brasil, isto é, obras que mostram como o homem europeu via o Brasil e não como o homem brasileiro via o mundo. Pode ser chamada de literatura informativa (descritiva) ou literatura dos viajantes, pois seu objetivo era falar da flora, fauna e gente brasileira. É o reflexo das Grandes Navegações. Os principais autores são Pero Vaz de Caminha e José de Anchieta.
Nesse período, a Europa vivia o auge do Renascimento. O homem passa a ser o centro de tudo, é o homem que se lança por mares que nunca tinham sido navegados, levando sua fé, seu império e fundando novos reinos. É o período de descobertas de novos mundos. As principais características são o culto das antiguidades greco-latinas, o humanismo (homem voltado para as coisas do mundo) e a reforma religiosa (que representou um triunfo da modernidade contra a tradição, do indivíduo contra a igreja).
Barroco
O marco inicial do Barroco no Brasil é a publicação do poema épico Prosopopéia de Bento Teixeira.
O termo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas do século XVII e início do XVIII, isto é, dos anos de 1600 até o início dos anos de 1700. Não se trata de um estilo específico da literatura, estende-se também à música, pintura, escultura e arquitetura da época.
O Barroco não foi uma oposição ao Renascimento, antes foi um desenvolvimento natural da linha renascentista indo das limitações à libertade, do regular ao tumultuoso.
As principais características do Barroco são:
- O culto do contraste: contraste como o amor e o sofrimento, vida e morte;
- Exagero nos relevos e cores;
- Preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos;
- Pessimismo nascido do conflito entre o eu e o mundo;
- Intensidade: desejo de exprimir intensamento o sentido da existência (uso da