Estilos de Liderança
Este trabalho tem por objetivo explanar os aspectos inerentes aos conceitos de Liderança e de Poder, tais como a relação entre eles, quais os diferentes estilos de Liderança existentes, o que é e como funciona a Liderança Situacional e como a confiança está envolvida nesse cenário.
Com isso, se buscará identificar quais são as características primordiais de um Líder e como uma pessoa neste papel pode chegar ao sucesso.
Estilos de Liderança
Somente alguns dos estilos têm efeito consistentemente positivo no clima e nos resultados. Abaixo serão descritos os estilos de Liderança com detalhes.
O Estilo Coercitivo
Este estilo, que força à concordância imediata, pode obter resultados positivos no curto prazo, mas deixa marcas profundas na organização a médio prazo.
Exemplo: A empresa atravessava uma crise, as vendas estavam em queda, a cotação das ações descia vertiginosamente e os seus acionistas estavam insatisfeitos. A administração resolveu contratar um CEO especialista em reestruturações. A estratégia dele foi começar pelos despedimentos e decisões duras que já deveriam ter sido tomadas. A empresa foi salva no curto prazo, mas, desde o início, o CEO criou um reino de terror, humilhando os executivos. As figuras de topo da empresa foram dizimadas, ou por despedimentos irregulares ou por deserção. Aqueles que lhe reportavam diretamente, atemorizados pela sua tendência de culpar os portadores de más notícias, deixaram simplesmente de lhe levar notícias. A moral estava arrasada e o CEO foi despedido.
De todos os estilos de liderança, o coercitivo é o menos eficaz na maioria das situações. O caráter extremo das decisões tomadas pelo líder mata quaisquer novas idéias pela raiz. As pessoas sentem-se tão desrespeitadas que nem se dão ao trabalho de apresentar idéias. O seu sentido de responsabilidade acaba igualmente por se evaporar, incapazes de agir por sua iniciativa, perdem a