Estilos de Lideran a
Tarefa 1
Módulo: 2
Atividade: Estilos de Liderança
Título: Estilos de Liderança
Aluno:
Disciplina: Liderança de Equipes – MB 02
Turma: MBA UCI 21
Introdução – apresentação estilos de liderança
Segundo Robbins (2002), define-se liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção a alcançar os objetivos. Os dois conceitos apresentam de forma transparente que o alcance dos objetivos, esta diretamente relacionada à forma com que seus lideres os orientam. Ao se conhecer os estilos de liderança presentes nos grupos, os resultados podem ser melhorados e podem ser corrigidas possíveis falhas.
Segundo Chiavenato (2003), a liderança é definida como essencial em todos os tipos de organização humana, isto é, para o alcance de qualquer objetivo pela empresa é necessário conhecer a essência do ser humano, isto é, sua natureza.
Para Chopra (2002), o líder é a imagem da empresa, o símbolo, a essência, o coração da mesma. O líder age como um catalisador de mudanças e transformações.
Para Vries (1997), a liderança é uma arte, em que o artista cria um ambiente e situações em que as pessoas tenham grandes experiências, gozem deste prazer e percam a noção do tempo.
Ao longo do tempo surgiram na história da sociedade figuras que devem ser citadas como referência de liderança. Muitos destes líderes utilizaram a religião como principal ferramenta de seus argumentos, outros, apenas frases, ações, políticas, palavras motivadoras. Grandes referências como Alexandre o Grande, Júlio César e o grande Mao-Tse-Tung foram líderes políticos e exímios na arte da guerra, influenciaram milhares de pessoas com seus ideais, outros como Jesus Cristo, Maomé, Mahatma Gandhi e Dalai Lama, líderes espirituais.
De uma forma geral a liderança é essencial para as empresas e pode ser traduzida como a capacidade de conduzir, orientar, guiar, inspirar e mobilizar outros a uma determinada meta e objetivo. A liderança, analogamente ao corpo humano pode ser