Estilos de ensino mosston
(Extraído de Livro “Prática de Ensino em Educação Física - Estágio Supervisionado” de Alfredo Farias Júnior (1987)).
“Os diferentes desempenhos manifestados no exercício da regência de turmas de Educação Física apresentam quase sempre uma série de pontos em comum. Isto permitiu que algumas tentativas fossem feitas no sentido de determinar modelos de ensino que agrupassem certas características Os pontos de referência tomados, evidentemente variam de autor para autor. Entretanto, a maior parte dessas tentativas tomou, como parâmetros, os componentes fundamentais da didática.” “Um dos mais prestigiosos trabalhos efetuados neste campo é o do ESPECTRO DE ESTILOS DE ENSINO, idealizado por Mosston”. Este espectro constitui um continuum, que vai de um estilo de ensino por comandos a um estilo baseado na resolução de problemas.” “É importante ainda ressaltar que, na prática muitos estilos podem coexistir, sendo difícil encontrar a aplicação integral, pura, de um dos estilos enfatizados no espectro.” ESTILO DE ENSINO POR COMANDO
Estilo de ensino, do ponto de vista pedagógico, considerado ultrapassado.
Se deve à influência dos militares no campo da Educação Física.
O professor é o elemento humano preponderante com um papel bem definido. É ele quem determina os objetivos da aula, escolhe as atividades, fornece as informações precisas sobre o que executar, avalia quase sempre de forma subjetiva e corrige.
Os conteúdos assumem um valor quase absoluto e autônomos, aos quais os educandos devem conformar-se, aprendendo-os sem ao menos terem possibilidade de introduzir uma só nota pessoal.
O aluno é elemento passivo a quem compete somente executar, obedecendo e seguindo decisões tomadas pelo mestre.
A metodologia baseia-se sobretudo na utilização de situações didáticas que só dão margem a uma resposta.
As estratégias baseiam-se sobretudo no emprego das demonstrações e na utilização de das vozes de