Estilos Arquitetônicos
O estilo barroco surgiu na Itália entre o final do século XVII e meados do século XVIII em paralelo a reforma do catolicismo. O termo barroco originou-se da palavra espanhola barrueco que significa pérola irregular. Com características marcantes e inusitadas até o momento, essa tendência artística se espalhou por todos os países da Europa.
Características do barroco:
O desequilíbrio entre o sentimento e a razão, onde o sentimento passa a prevalecer na criação artística;
Os movimentos livres na escultura;
A existência de curvas nos volumes e superfícies;
A predominância de efeitos decorativos;
A teatralidade das obras;
O dinamismo;
O forte movimento das figuras;
A inspiração nos elementos da natureza.
Peças cheias de detalhes com exagero total nas formas, estampas e cores são elementos indispensáveis neste tipo de decoração. Outra característica marcante deste estilo na decoração de interiores é a mistura de cores vivas com texturas diferenciadas como a palha, o couro, o veludo, a madeira e o aço.
Paredes de cores escuras como o vermelho, verde escuro e o negro; móveis dourados com grande número de detalhes, com florais enfeitados de ouro. Velas a base de ouro ou latão; enfeites com cordões ou franjas; quadros com molduras exageradas em detalhes; chão de mármore ou madeira fina, o que ressalta também os espelhos e qualquer enfeite. Os abajures nesta época normalmente estavam na parede.
BARROCO
Ambiente Antigo
Ambiente Atual
LUIS XIV
O Estilo Luís XIV é um estilo de mobiliário francês decorrente da influência do reinado de Luís XIV na França. Durante os primeiros vinte anos do reinado de Luís XIV, o fabrico de móveis na França ainda recebia as influências italianas e flamengas. Só a partir de 1660, esse quadro começou a mudar, surgindo um estilo de mobiliário com características próprias da França.
O mobiliário Luís XIV tem proporções grandes, absolutamente simétricos, muito luxuosos e embora apresente uma