Estilo Barrocco
1060 palavras
5 páginas
BarroccoPara a compreensão desse movimento, ou estilo é necessário relacionar alguns acontecimentos determinantes na direção dessa arte.
A Igreja encontrava-se sob forte ataque de reformadores como Lutero, obrigando-a a rever suas atitudes e modificando-se como foi determinado pelo Concílio de Trento. Os sentimentos religiosos foram revitalizados e fundaram-s várias ordens religiosas, entre ele as, a Companhia de Jesus, objetivando dinamizar a fé católica. Essa reação aos reformistas denominou-se Contra Reforma e veio com tanta força de combate que muito influenciou os caminhos das artes, ligando-se ao surgimento do Barroco através da construção de igrejas e mosteiros.
Outros fatores também foram determinantes: o Absolutismo e a Revolução Comercial, resultante do ciclo das navegações, modificando os sistemas econômicos e favorecendo as descobertas de novas terras.
É comum os nomes dos movimentos artísticos, antes do final do século XIX, serem empregados num espírito depreciativo, como no caso da denominação “Barroco”, palavra de origem espanhola que designa um tipo de pérola irregular e de formação defeituosa; também pode ser de origem portuguesa com o mesmo significado. Alguns historiadores, no entanto, acreditam ser proveniente do italiano, barroco, significando um obstáculo na lógica escolástica medieval. Ainda em outro caso, a palavra era empregada a uma idéia enrolada, ou a um processo tortuoso de pensamento. Talvez esse último mais se aproxime do espírito do movimento que repudia os valores ideais de medida, equilíbrio e compostura do Renascimento.
A arte barroca é concebida como um espetáculo para impressionar, com efeitos especiais, luminosidade dramática, teatral. Na pintura é freqüente a colocação de foco de luz direcionada à figura principal, geralmente de cima para baixo, de um dos extremos do cenário composto. Isso induzirá o espectador diretamente para o cerne da ação, principalmente no caso de muitos elementos e figuras. Composicionalmente, a